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20 de mar. de 2012

O Mosaico e sua História

O registro mais antigo data de 3.500 a.C,
na cidade de , região da Mesopotâmia .
O Estandarte de Ur compõe-se de dois painéis retangulares de 55 cm,
feitos de arenito avermelhado e lápis-lazúli.
No antigo Egito havia preciosos trabalhos feitos em sarcófagos de antigas múmias;
também havia mosaicos que decoravam colunas e paredes de templos. Entre os gregos, existiam pisos feitos com pedaços de mármore branco ou de cor,
embutidos numa massa compacta em muito resistente.
Um motivo que alcançou um certo sucesso na Grécia foi de pombas,
conhecidas como "Os Passarinhos de Plínio".
Em Roma esta arte começou no I-º século A.C.
e foi largamente usada em pisos, murais fontes e até painéis transportáveis.
Em Pompéia especificamente, foi um viveiro de mosaicistas
que desde os poderosos e os abastados até o povo em geral apreciavam esta arte.
No período paleo-cristão abre-se para o mosaico uma nova era:
a arte bizantina que é o verdadeiro triunfo das artes visuais do cristianismo.
Combinando harmonicamente elementos ocidentais e orientais,
deu origem a uma arte intelectualizada,
onde o sentido de divino, de sobrenatural,
manifestava-se através de um original abstracionismo.
Nunca o mosaico teve tanto esplendor
e foi tão largamente usado no mundo como nesse período.
No mundo islamítico a arte do mosaico
teve importante aplicação na ornamentação de edifícios e mesquitas.
Um outro tipo de mosaico foi o de pequenas tesselas de madeira,
usado para decoração de móveis, caixas e outros objetos.
Eram também usados pedaços de marfim e madrepérolas.
No século XIX cai quase em abandono.
Os estetas subdividiram a produção artística em artes maiores
(pinturas a óleo, afresco, têmpera e esculturas)
e em artes menores (cerâmica, esmalte sobre metal, tapeçaria e o mosaico).
Eles se esqueceram que o importante é o objetivo plástico.
Mas o brilho de suas tesselas não foi apagado pelo tempo,
se sentido de pintura do eterno,
esperavam novamente o gênio e a mão do homem,
para continuar a policromia narração do sentir humano.
Na América Central que esta forma de decoração mais se difundiu,
alcançando no México e no Peru sujas mais perfeitas realizações.
No período moderno o mosaico, arte mural por excelência,
consegue a metamorfose:
parede-cimento-pedra-cor.
Com isto ele consegue harmonizar a arquitetura moderna.

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